GAMA INTERFERON IGRA Tuberculose kit gamai pra coleta
Instruções para paciente
Informações de preparo e coleta1. Solicitar o kit específico para coleta, composto por quatro tubos: Tubo de Nil (tampa cinza), Tubo Mitogen (tampa roxa), Tubo TB1 (tampa verde) e Tubo TB2 (tampa amarela);
2. Após finalizar o cadastro do teste, o sistema emitirá apenas uma etiqueta, a mesma deve ser reimpressa 4 vezes para identificação de todos os tubos coletados. Identificar os quatro tubos Quantiferon com a etiqueta código de barras do Sistema de Atendimento.
3. Por serem tubos específicos o volume de sangue a ser coletado é diferenciado. O volume de sangue deve estar entre 0,8 mL e 1,2 mL, indicada pela tarja preta;. Em decorrência do baixo volume, o vácuo empregado no tubo também é menor o que resulta em uma coleta mais lenta. É importante manter o tubo na agulha durante 2 a 3 segundos após o tubo aparentar estar cheio, isso irá garantir que o volume colhido foi o correto.
Importante: Preenchimento do volume: Volume de sangue deve estar entre 0,8 mL e 1,2 mL, indicada pela tarja preta.
4. Após a coleta agite os tubos 10 vezes de cima para baixo (não homogeneizar por inversão) de modo que toda superfície interna fique revestida de sangue. Este procedimento dissolverá os antígenos da parede do tubo. As amostras não devem ser centrifugadas neste momento.
Importante: Formação de espuma é esperada. Homogeneização vigorosa demais pode romper o gel e produzir resultado anormais.
5. Após a coleta os tubos devem permanecer em temperatura ambiente 22 +/- 5° C (não congelar ou refrigerar a amostra);
6. Os tubos devem ser incubados numa estufa a temperatura de 37° +/- 1° C o mais breve possível não ultrapassando 16 horas da coleta. O tempo de incubação na estufa é de 16 a 24 horas. Não utilizar termobloco ou banho maria;
Importante: Caso os tubos não sejam imediatamente levados a estufa após a agitação por 10x esse processo (homogeneização) deve ser repetido antes de pôr pra incubar na estufa.
7. Centrifugar as amostras por 15 minutos em 3.200 RPM (em centrífuga de 2000 a 3000 g) encaminhar nos tubos primários refrigerados (2 a 8ºC). Enviar os 4 tubos identificados e juntos na mesma BAG. Se possível agrupadas (ex. com elástico) para garantir a entrega simultânea dos 4 tubos na triagem e respectivamente no setor.
Observações:
- Os tubos da coleta devem ser armazenados entre 4° à 25° C. A temperatura ambiente deve ser controlada.
- Em locais onde a temperatura não pode ser controlada e/ou temperatura acima de 25°C, os tubos devem ser mantidos em refrigerador e retirados com antecedência de 30 minutos para estabilizar a temperatura antes da sua utilização.
- No momento da coleta os tubos devem estar em uma temperatura ótima entre 17° e 25° C.
- Se for necessário a utilização de escalpe é obrigatória o uso de tubo de descarte. Isso irá permitir o preenchimento de toda a cânula do escalpe e garantirá que o volume correto (1 ml) será colhido.
Interpretação
Interpretação do exame
Teste baseado na detecção de interferon gama liberado por células T quando expostas ao Mycobacterium tuberculosis (IGRA).
Sinônimos: IGRA, Quantiferon-TB
Indicação: O teste é recomendado no diagnóstico da tuberculose latente como alternativa ao PPD. O exame é realizado em amostra de sangue e requer apenas uma visita do paciente ao laboratório. Atualmente é o teste de primeira escolha em pacientes vacinados com BCG que podem apresentar reação falso positiva ao PPD.
Interpretação clínica: Assim como o PPD, o Quantiferon não faz diagnóstico de infecção por micobactéria, mas indica exposição ao agente. Tem maior sensibilidade e especificidade que o PPD.
Sugestão de leitura complementar:
Diel R, Goletti D, Ferrara G, et al. Interferon -gama Release Assays for the Diagnosis od Latent Mycobacterium tuberculosis infection: a Systematic Review and Meta-analysis. Eur Resp J 2011; 37:88-99.
Mostrar menos seta
